Artigos

Uncategorized

O Conhecimento de Si Mesmo

Um dos objetivos principales de conhecimento gnóstico é o Autoconhecimento.

Mas, o que significa isto? Nós realmente nos conhecemos?

Uma pessoa muitas vezes acredita que conhece a si mesma, porque sabe o que gosta, conhece os seus hábitos diários, o que lhe incomoda, o que lhe traz felicidade, etc. Sin embargo, de fato, só conhece uma pequeña parte, habitual da sua vida, de si mesmo.

Se uma pessoa se autoconhecesse greendeiramente, tanto quanto conhece a casa onde mora, os objetos que tem, etc. Neste caso, conheceria a origem de certospensments ou sentimentos. Mas, geralmente não sabe a origem destes. Eles são processados ​​no interior da pessoa, sem muita ordem, através de associações psicológicas.

Mais informações

Uncategorized

A Sabedoria de Viver o Instante

Quantas vezes já dissemos: não tenho tempo? Passamos pela vida sem conhecer a sabedoria do instante, escravos da matéria e de seus sistemas, como o trabalho, o dinheiro, as diversas obrigações, entre outros, que sugam nossa vida rapidamente.

Quando somos jovens, ansiamos o futuro e, quando velhos, vivemos na nostalgia do passado.
A filosofia iniciática afirma que “a verdade é o desconhecido de instante a instante”.

Mais informações

Uncategorized

As Faculdades Internas do Homem

Assim como contamos com os cinco sentidos físicos, também possuímos sentidos internos. Tal como no interior de uma simples semente, encontra-se, em estado latente, a vida de uma árvore enorme, as faculdades internas do homem estão em potencial no interior de cada pessoa.

O primeiro sentido ou faculdade que necessitamos despertar é o sentido da auto-observação, que nos permite fazer consciência do aqui e agora de cada instante e dos ensinamentos que cada circunstância da vida nos oferece.

O sentido da auto-observação é indispensável para o autoconhecimento, e é muito simples desenvolvê-lo, já que, na medida em que vamos nos auto-observando e colocando em prática este sentido, mais capacidade de auto-observação vamos ganhando.

Quem se auto-observa e se autoconhece, conhece seu mundo interior: instintos, pensamentos, sentimentos, etc., descobrindo a verdadeira realidade de si mesmo. Quando vamos descobrindo nossa própria verdade, aprendemos a perceber as vibrações cósmicas que emanam do universo e que, por sua vez, nos abrem as portas para o desenvolvimento de mais faculdades.

Mais informações

Uncategorized

O amor consciente

Classificar em um limitante conceito uma força tão misteriosa e grandiosa como é o Amor, não é o objetivo deste artigo. Pretendemos, a partir do ensinamento gnóstico, contribuir com alguns aspectos que consideramos de muita importância para toda pessoa que se sinta apaixonada e decidida em complementar sua Vida com o Amor. Mas o amor, para que se desenvolva e se mantenha, necessita ser um amor consciente.

Um amor consciente não segue somente os caprichos do desejo, da paixão, da atração física, emocional ou intelectual; senão que nasce com uma faísca de simpatia e agrado entre dois seres e se alimenta dos detalhes do dia a dia, de beleza e com ternura infinita. Além disso, para que continue vivo, necessita de cuidados que somente de forma consciente, isto é, com vontade, se pode proporcionar.

Estes cuidados equivalem a conhecer que em nosso interior temos defeitos como o ciúmes, a luxúria, a ira, a mentira, entre outros; que a qualquer momento podem prejudicar a relação do casal. Então, é necessário descobrí-los, estudá-los e, finalmente, eliminá-los, já que esta é a única maneira de que o amor sobreviva em nós.

Mais informações

Uncategorized

É possível uma vida sem problemas

Você já se perguntou alguma vez se é possível uma vida sem problemas? Ou talvez já lhe tenha surgido a questão do por que a vida é tão difícil e cheia de problemas.

Será que existe uma forma de resolvê-los? Ou simplesmente temos que conviver com eles e nada mais?

A psicologia gnóstica nos brinda ferramentas precisas que podemos utilizar em nossa vida e dar um passo adiante até a verdadeira liberdade e a paz, uma vez que elas começam em nosso interior.

Mais informações

Uncategorized

A busca pela verdade

No interior do homem sempre existiu uma inquietude inesgotável pela busca da verdade. Ao longo da história da humanidade sempre surgiram nas diferentes culturas e civilizações escolas religiosas, filosóficas e científicas que tentam dar uma resposta sobre a verdade das coisas. Entretanto, com frequência, o ser humano, ao em vez de encontrá-la, caiu em discussões entre crenças religiosas, filosóficas e científicas, em um verdadeiro labirinto de teorias e conceitos. Isso, como produto do egoísmo; do orgulho, das ânsias de poder e tantos outros defeitos infra-humanos que o homem carrega em seu interior.

Além disso, muitas vezes a crença em dogmas e teorias fechadas, levou ao homem a posturas extremas, que só contribuiram para a fragmentação da sociedade gerando medo ao desconhecido, descriminação e violência com quem pensa diferente. E vão dando justificação às feridas catastróficas da humanidade, como as guerras religiosas desde as cruzadas que dizimaram as culturas não-cristãs e a Santa Inquisição, até a violenta submissão a religião em que se submeteram os povos originários da América ou o nazismo e o holocausto judeu na segunda guerra mundial; a escravidão; a ku klux klan a discriminação africana por questões raciais vividas ainda na atualidade.

Isso porque cada um proclama e defende sua própria verdade parcial e segmentada; isso tem mais a ver com suas próprias circunstâncias e contexto histórico e sociocultural do que com uma verdade absoluta e generalizada.

“A VERDADE não tem nada a ver com o tempo. A VERDADE não tem tempo. O EU é o tempo e, portanto, não pode conhecer a VERDADE.” Samael Aun Weor, Educação Fundamental.

Mais informações

Asociación Gnóstica de Estudios
Antropológicos y Culturales
Rua António Feliciano Castilho 7B, Tercena,
Massamá-Barcarena – Apartado postal: 2730-017 – Lisboa

CONTACTOS

© Copyright 2024. Gnosis Portugal

Aviso Legal

Política de Cookie

Política de Privacidade