O amor consciente
O amor consciente
Classificar em um limitante conceito uma força tão misteriosa e grandiosa como é o Amor, não é o objetivo deste artigo. Pretendemos, a partir do ensinamento gnóstico, contribuir com alguns aspectos que consideramos de muita importância para toda pessoa que se sinta apaixonada e decidida em complementar sua Vida com o Amor. Mas o amor, para que se desenvolva e se mantenha, necessita ser um amor consciente.
Um amor consciente não segue somente os caprichos do desejo, da paixão, da atração física, emocional ou intelectual; senão que nasce com uma faísca de simpatia e agrado entre dois seres e se alimenta dos detalhes do dia a dia, de beleza e com ternura infinita. Além disso, para que continue vivo, necessita de cuidados que somente de forma consciente, isto é, com vontade, se pode proporcionar.
Estes cuidados equivalem a conhecer que em nosso interior temos defeitos como o ciúmes, a luxúria, a ira, a mentira, entre outros; que a qualquer momento podem prejudicar a relação do casal. Então, é necessário descobrí-los, estudá-los e, finalmente, eliminá-los, já que esta é a única maneira de que o amor sobreviva em nós.
Como cuidamos do Amor?
A qualidade da nossa relação de casal não é a mesma se nos damos conta da importância de prestar atenção em nós mesmos e nos observamos para poder superar as debilidades humanas, ou se ao contrário, seguimos colocando a culpa nos demais, sem assumir responsabilidade alguma.
O trabalho sobre si mesmo – o qual é a proposta da sabedoria gnóstica – inclui de maneira primordial três fatores que, se são praticados, podem levar uma pessoa ao êxito total e a plenitude de sua essência:
1- Eliminação dos defeitos psicológicos por meio da observação dos nossos próprios erros, manias, maus costumes, egoísmos, entre outros aspectos; e uma mudança radical em nosso interior desintegrando estes elementos que causam danos a nós mesmos e aos demais.
2- Nascimento ou Regeneração: por meio de um trabalho consciente com as nossas energias criadoras, canalizando-as para alcançar a regeneração física e espiritual do ser humano.
3- Serviço e Sacrifício desinteressado pelo próximo: é o complemento de um trabalho consciente sobre si mesmo, que nos permite sentir toda a humanidade como nossa família, tirar o egoísmo e sentir a felicidade de ser útil servindo aos demais.
Um casal que decida viver estes fatores individualmente e aceitá-los para compartilhar a vida com quem ama, certamente terá uma vida dignificante e marchará pelos sendeiros onde o amor sempre tocará a sua porta; isso se estamos decididos a aceitar, perdoar e ajudar, sem pretender mudar alguém à força.
A Energia do Amor
É imprescindível que saibamos que a mesma energia que individualmente possuímos, em casal se potencializa e se expande de maneira maravilhosa. Queremos nos referir de maneira concreta à ENERGIA SEXUAL, maravilha imensurável de criações físicas, espirituais e base absoluta do desenvolvimento do AMOR em nossa existência.
“O homem e a mulher se amando mutuamente são verdadeiramente duas harpas de milagrosas harmonias, um êxtase de glória, aquilo que não se pode definir, porque se o definimos, desfigura-se. Isto é o amor.” Samael Aun Weor
Por sua vez, o ponto de apoio que se necessita para realizar um trabalho de regeneração e desenvolvimento interior é a energia sexual, seu sábio aproveitamento através da força da vontade. É necessário levar em conta que esta energia é criadora; portanto, com o uso que façamos dela individualmente e em casal, se verão os resultados.
Sugerimos que para obter bons resultados, tenhamos em conta o bom trato cotidiano, a prática da compreensão e a empatia, e nos inspirar em elementos edificantes e belos da vida, como a música harmônica, os perfumes naturais, o contato com a natureza em diversas atividades (horta caseira, jardim…), a alimentação saudável, as saídas ao campo, a socialização, o diálogo, as caminhadas, as carícias, os beijos e os espaços para que cada um desenvolva sua vocação e suas atividades.
“A Vida é um mistério que só nos é revelado através dos processos do Amor.” São Francisco de Assis
Te convidamos a descobrir estes mistérios e muitos mais, plasmados em chaves, ferramentas, práticas e exercícios especiais que tocarão seu coração e seus sentidos de magnestismo, magia e inspiração, fazendo de sua vida algo transcendente e bonito. Em nossos cursos e livros, você poderá encontrar a informação que necessita para conduzir você e seu parceiro à vivência deliciosa do Amor.
Asociación Gnóstica de Estudios
Antropológicos y Culturales
Rua António Feliciano Castilho 7B, Tercena,
Massamá-Barcarena – Apartado postal: 2730-017 – Lisboa
Email: info@gnosisportugal.org
LINKS POPULARES
CONTACTOS
© Copyright 2024. Gnosis Portugal
Aviso Legal
Política de Cookie
Política de Privacidade